terça-feira, 8 de outubro de 2013

Debatendo sobre o Imperialismo com a 8ª série

Os alunos da 8ª série A assistiram um documentário sobre as consequências do Imperialismo, intitulado “Darwinismo social”. Após, produziram um relatório sobre o vídeo. Abaixo segue o texto dos alunos Manoel, Riane e Fernanda.

Consequências do Imperialismo

No século XIX, os britânicos começaram a colonizar continentes como: África, Ásia e Oceania.
Nesses lugares já haviam populações de indígenas nativos sem ter nenhuma noção da vida social europeia. Os britânicos se “assustaram” e se enojaram com o modo de vida dos nativos. E começaram a “domesticar” os nativos, muitos se negaram a sair de suas terras e a adotar o modo de vida britânico e eram mortos.
Os que aceitavam eram excluídos socialmente, tratados como animais, não possuíam direitos e muitos eram isolados e mortos ou morriam de fome, como aconteceu na Índia.
O casamento entre pessoas de diferentes etnias foi proibido e as pessoas que não eram “normais” foram sendo isoladas em campos de concentração e mortas aos milhares.
Esse processo que os britânicos tentaram disfarçar como sendo um bem para a humanidade foi na verdade uma grande mancha na história mundial e que nunca se apagará.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE

NO DIA DO FOLCLORE,  ALUNAS DA ESCOLA, COREOGRAFADAS PELA MONITORA ÉRICA, APRESENTARAM A DANÇA DO BUMBA MEU BOI. CONFIRA AS FOTOS:






APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A.E.E. CONTOS DE FADAS: BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DE LEITURA E ESCRITA.










sexta-feira, 28 de junho de 2013

SALA DE LEITURA

Nossa escola agora conta com um espaço que foi preparado com muito carinho pela professora Analice, para que os alunos possam utilizá-lo para ampliar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem através do incentivo à leitura. Confira abaixo as fotos de antes e depois da preparação do espaço.






quinta-feira, 13 de junho de 2013

Trabalho com publicidade e propaganda

Os alunos da 8ª série produziram produtos com os mais diversos materiais e também criaram a propaganda do produto elaborado. A professora de Língua Portuguesa Letícia Tangerino, produziu o cupcake do saber, os alunos apresentaram suas criações e depois se deliciaram com os cupcakes, onde cada bolinho tinha uma mensagem de sabedoria.






Projeto: "Criando um Blog"

O professor de Artes Ronny, começou a desenvolver com a turma da 7ª série um projeto de criação de blog, com intuito de divulgar práticas e atividades educativas. A primeira etapa do projeto, consiste em dividir a turma em pequenos grupos para a exploração de alguns blogs já existentes, como a da nossa escola   e também de outras unidades escolares, para que aprimorem o conceito de blog. Na etapa que está exibida nas fotos abaixo, os alunos estão criando um email, item obrigatório para que posteriormente possam criar o blog. Nessa aula o professor utilizou o projetor interativo para exibição dos conteúdos.





terça-feira, 4 de junho de 2013

"Os Contos de Fada na sala do A.E.E"

Os contos de fada podem ser utilizados desde a fase do diagnóstico psicopedagógico, para levar a criança a se apropriar do processo de alfabetização, pois eles nos permitem observar tanto a parte psicanalítica quanto a cognitiva.
Todo trabalho foi registrado em um caderno chamado "Caderno de Leitura e Atividades", o trabalho foi concluído com a pintura do quadro "João e Maria".

-Indagação: Desenvolver o processo cognitivo;
-Sensação: Processo biológico e emocional pelo qual o estímulo provoca a reação do organismo em face ao meio;
-Percepção: Ato pelo qual o indivíduo tem ciência da existência de algo externo a ele (objetivo ou fato) e o interpreta;
-Compreensão: Domínio do significado do objeto de estudo;
-Definição: Conjunto de palavras que expressa o significado preciso ou conceito de um objeto ou fato;
- Argumentação: Conjunto de ideias que relacionem logicamente várias proposições para levar a uma conclusão;
- Discurso ou construção de um texto: É a exposição ordenada de raciocínios;  
- Transformações: É por meio de ações pessoais ou grupais que podemos interagir com a realidade e transformá-la.